O EVENTO

A 8ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2017 acontecerá no dia 19 de abril de 2017, em São Paulo, com o tema geral: Exportar Serviços para Ampliar Fronteiras.

O grande vigor e potencial do setor de serviços no Brasil está refletido em sua participação de 71% do PIB e 63% da população empregada, além de representar cerca de 15% do comércio exterior brasileiro. Além disso, o segmento está diretamente relacionado a importantes fluxos de investimentos diretos, assim como a atividades ligadas à inovação, à indústria e ao agronegócio, sendo relevante para a retomada do crescimento econômico. As novas tecnologias de informação, a redução nos custos de transportes e as negociações sobre serviços expandiram o conjunto de serviços comercializáveis. Como resultado, cresce o conteúdo de serviços no valor adicionado das mercadorias.

A exemplo das edições anteriores, espera-se público de cerca de 500 participantes, altamente qualificado, formado por empresários, executivos, profissionais do setor de serviços, autoridades do governo, dirigentes de entidades, consultores e especialistas, representantes diplomáticos e comerciais;  imprensa, professores, acadêmicos e formadores de opinião.

O ENAServ 2017 é promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, em parceira com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – SCS/MDIC, com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – Fecomércio/SP.

  • Data: 19 de abril de 2017 
  • Horário: 9h – 16h30 (às 08h30 se inicia o credenciamento) 
  • Endereço: Auditório da Fecomércio-SP (Teatro Raul Cortez) - Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo - SP


Edições anteriores:

O I Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços foi realizado em 2006, no auditório da CNC no Rio de Janeiro, com o tema “A Construção de uma Política de Exportação de Serviços”, contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

O II Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços ocorreu em 2008, também no auditório da CNC Rio de Janeiro, quando deu continuidade ao debate sobre a política de exportação de serviços.

A 3ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2012 aconteceu em 26 de junho de 2012, no Teatro Raul Cortez da Fecomercio-SP, com publico superior a 300 profissionais e expressivos palestrantes, como o Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro; o Secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão; a CEO da Stefanini, Mônica Herrera; a Secretária do Audiovisual, Ana Paula Dourado; o Controller da Totvs, Mark Carvalho, dentre outros.

A 4 ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2013,  aconteceu dia 25 de junho de 2013, no Teatro Raul Cortez da Fecomércio-SP, com um  público total: 894 inscritos e 450 participantes. Perfil: Empresários e Executivos: 69,8 %, Dirigentes de entidades de classe 7,8%,Profissionais liberais 13,8%,Autoridades do governo 2,8%, Professores 2,2% e estudantes 3,6%. Foram realizados 4 painéis/dinâmicas com um total de 16 palestrantes, mais de 60 perguntas aos palestrantes; 18 atendimentos de empresa (despachos executivos) com técnicos da SCS/MDIC sobre Siscoserv; cerca de 35.000 acessos/mês no site do Enaserv 2013.

A 5 ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2014,  foi realizada no dia 29 de maio de 2014, no Teatro Raul Cortez da Fecomércio-SP. O  público total: 927 inscritos e 529 participantes. Perfil: 50% de empresários e executivos de empresas; 15 % de dirigentes de entidades de classe; 14 de autoridades e funcionários de governo; 5% de profissionais liberais; 4% de diplomáticos; e 12% de outros segmentos. O evento contou com 22 palestrantes, foram realizados 27 atendimentos de empresa (despachos executivos) com técnicos da RFB e SCS/MDIC sobre Siscoserv; 8 empresa premiadas com o Prêmio Destaque de Comércio Exterior de Serviços; cerca de 55.000 acessos/mês no site do Enaserv 2014. O evento foi prestigiado com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges; do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro; do secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto de Freitas Barreto; do presidente da AEB, José Augusto de Castro; do vice-presidente da Fecomercio-SP e presidente do Sindicomis, Haroldo Piccina; do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços e vice-presidente da CNC, deputado Laércio  Oliveira; do presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Desenvolvimento Econômico, David Araújo Leal; do presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges; do diretor do BNDES, Luis Eduardo Melin, dentre outros.

A 6ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2015, dia 08 de abril de 2015 apresentou os seguintes resultados:1.376 inscritos, 442 participantes.Cerca de 58.000 acessos/mês no site; 35 atendimentos de empresas (despachos executivos) com técnicos da SCS/MDIC e da RFB sobre o Siscoserv, 21 palestrantes (cinco painéis e solenidades de abertura e encerramento); Lançamento do Portal AEB 45 Anos; 21 palestrantes (cinco painéis e solenidades de abertura e de encerramento);Autoridades, dirigentes e especialistas: presidente José Augusto de Castro (AEB), Rodrigo de Azeredo Santos (DPR/MRE), Renata Carvalho (SCS/MDIC), Luciene Machado (BNDES), Igor Brandão (Apex-Brasil), Rubens Medrano (Fecomercio-SP), Guilhermer Laux (SAIN/MF), Mauro Bogéa (SMPE/PR), Claudio Frischtak (Inter B), Jorge Arbache (UnB), André Clark Juliano (AEB), Haroldo Piccina (Sindicomis), Augusto Fauvel e Claudio Eidelchtein (OAB/SP), Rodrigo Marchioli (CBAM), Ana Lucia Pereira (Conima), Paulo Lofreta (Cebrasse), dentre outros.

 Na 7ª edição do ENAServ (Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços), organizada pela AEB com o MDIC contou com o seguinte perfil de participantes: Empresários e Executivos: 59 %, Dirigentes de entidades de classe 15%,Profissionais liberais 10%, Autoridades e servidores públicos 5%,outros 11%.Cerca de 25 atendimentos de empresas (despachos executivos) com técnicos da SCS/MDIC e da RFB sobre o Siscoserv; 21 palestrantes (cinco painéis e solenidades de abertura e de encerramento). Sorteio de 20 livros sobre comércio exterior. Estiveram presentes Autoridades, dirigentes e especialistas: presidente José Augusto de Castro (AEB), Rodrigo de Azeredo Santos (DPR/MRE), Renata Carvalho (SCS/MDIC), Guilherme Castanho Franco Montoro (BNDES), David Barioni (Apex-Brasil), Rubens Medrano (Fecomercio-SP), Marcelo Maia Secretário de Comércio Exterior e Serviços do MDIC, André Fávero diretor de negócios da Apex-Brasil, Sérgio Paulo Gallindo presidente da Brasscom,Mauro Viegas presidente da ABCE, Eduardo Guerra diretor do Giraffas, Ailton Nascimento vice-presidente da Stefanini Informática e Tecnologia ,Lucas Ferraz da FGV dentre outros.

 

  

 
voltar     |     topo